EXÉRCITO PORTUGUÊS: Teatros de Operações e Traidores da Pátria

Uma reflexão sobre os traidores refratários da pátria e a menção ao serviço militar de Manuel Alegre Melo Duarte, conforme publicado em seu site.

Antonio Gonçalves26 views11:19

About this video

OS TRAIDORES REFRATÁRIOS DESTA PÁTRIA, QUE NÃO OS DEVIAMOS VIVER NELA.


No seu site, ontem: “Manuel Alegre Melo Duarte cumpriu o serviço militar, nomeadamente em África e em situações de combate.” Alegre, de quem se dizia que foi um desertor, teve de vir dizer que não o foi, esteve em Angola, em situações de combate, foi preso e mandado regressar a Portugal – de onde, na iminência de ser preso pela PIDE, exilou-se, em 1964. Parecerá uma declaração insólita mas as calúnias que há para aí (o para aí são as caixas de comentários que a Internet permite) obrigaram Alegre a fazê-la.
Calúnia batida: ele teria pisado a bandeira portuguesa. Ora Alegre já respondeu a isso e há muito: os seus poemas dos anos 60 são de um homem que amava o seu país. Mas de que vale a palavra contra a insídia? Alegre foi obrigado a vir dizer que não foi um desertor. Eu, que desertei em 1969 e voltaria a fazê-lo se me obrigassem a participar na guerra colonial do lado que não era o meu, sei que ele não foi um desertor (e, já agora, eu também não, mas isso não interessa). Ele não desertou porque teve opinião, por a ter foi preso e teve de se exilar – e não me apetece ter de explicar que ir para o exílio não era o caminho mais fácil. Desertores, nos anos 60, foram os que calaram. Eu, como não sou candidato a nada, estou-me borrifando para as caixas de comentários.
“Desertores, nos anos 60, foram os que calaram.” Meditem bem nesta frase deste “iluminado”. Afinal, quando a partir de Março de 1961, as catanas começaram a esquartejar os portugueses em Angola, aqueles que ali acorreram para os salvar da morte como a grande maioria o fez, são agora os “desertores”. Tentar dizer que a ida dos milhares de soldados que fizeram a guerra em África significou um apoio expresso ao regime vigente, merece o repúdio daqueles que cumpriram o seu dever. Desertores, foram aqueles que à pala da pura cobardia fugiram ao seu dever de cidadania e solidariedade para os nossos concidadãos que cobardemente estavam a ser assassinados em África e regressaram anos mais tarde da clandestinidade feitos “heróis”, arautos da liberdade, mas que efectivamente não passam de falsos moralistas.

Video Information

Views
26

Total views since publication

Duration
11:19

Video length

Published
Oct 14, 2017

Release date

Related Trending Topics

LIVE TRENDS

This video may be related to current global trending topics. Click any trend to explore more videos about what's hot right now!

THIS VIDEO IS TRENDING!

This video is currently trending in Morocco under the topic 'météo demain'.

Share This Video

SOCIAL SHARE

Share this video with your friends and followers across all major social platforms. Help spread the word about great content!